quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Um Homem chamado Pacífico! O Fuscão Preto.



Houve lá pelos bandos de Iaçú, interiozão da Bahia, um homem negro, em toda sua forma bela de pensar e agir, homem como poucos que assumia a sua origem de forma simples e profunda, pacificando ARENA e MDB. Um grande político que se tornou prefeito desta mesma cidade. Não raras as vezes, caminhava pelo Paço Municipal de pés descalços e com beijú no bolso e isso se repetia também no Palácio do Governador, em Salvador, que não se sentia bem com os cerimoniais formais, que adorava a micareta, que adorava ouvir o trio Estrelar tocar "Fuscão Preto" . E muitas vezes sentar na calçada e de rir até chorar. Um homem que não saiu da minha memória e certamente do povo que viveu ou vive lá nas bandas de Iaçú. Um Joãoamarense como dizia minha vó, que hoje brindam no céu a alegria com licor divino de São João, festejando a magia de perpetuar a alegria por onde passaram. Se ouve ainda de alguns, é que o povo de João Amaro é grandioso em sua simplicidade. Falar de Pacífico é falar de histórias inesquecíveis, mas Pacífico ninguém lembra, mas se dizer "Chico" ou "Fuscão Preto" esse sim é o negro na melhor das expressões belas dessa cor, dessa forma, dessa passividade. É esse povo de João Amaro deixa um grande legado! Salve Chico! Salve, salve as terras da beira do Paraguaçu! Salve João Amaro, Iaçú e adjacências!

Fonte: A histórias da vida que Hugo conta... - Hugo Murilo Santos Lopes

3 comentários:

  1. Hugo Murilo, homem de garra, que caminhada, que historia de vida profissional, realmente de muito responsabilidade e de muita competência,o que dizer sucesso Parabéns.

    Vera Lucia
    Londrina Parana

    ResponderExcluir
  2. e´muito bonito ver esta´historia de um homem batalhador que sempre presor pelo bem desta populaçao.

    ResponderExcluir
  3. Olá Hugo.. quem dera os homens deste pais, principalmente os que estao no poder, tivessem a simplicidade de andar descalço, ou de apenas serem eticos em seus afazeres, que alias nao é mais que obrigacao...
    as pessoas simples, puras de coracao e de maldade, sao hoje seres em extinção... oxalá todas as pessoas fossem assim

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!